É preciso encontrar o mulheres solteiras falcon método pedagógico mais apropriado às circunstâncias que caracterizam a comunidade eclesial ou os destinatários concretos aos quais se dirige a catequese.
Toda comunidade cristã considera como pessoas prediletas do Senhor aquelas que, particularmente entre as crianças, sofrem de qualquer tipo de deficiência física e mental e de outras formas de dificuldades.
Estes são os «lugares» da catequese, isto é, os espaços comunitários nos quais a catequese de iniciação e a educação permanente na fé são realizadas.Na catequese dos batizados (crianças, jovens ou adultos a formação é posterior.É sempre da comunidade cristã que nasce o anúncio do Evangelho, que convida os homens e as mulheres à conversão e a seguirem Cristo.O Concílio Vaticano II se propôs como objetivo principal, o de melhor conservar e apresentar o precioso depósito da doutrina cristã, para torná-lo mais acessível aos fiéis de Cristo e a todos os homens de boa vontade.EN 58f;.A comunidade eclesial adquiriu um sentido mais vivo da Palavra de Deus.A catequese, ao mesmo tempo em que deve evitar toda e qualquer manipulação de uma cultura, também não pode limitar-se simplesmente à justaposição do Evangelho a esta, «de maneira decorativa mas sim deverá propô-lo «de maneira vital, em profundidade» e isto até às suas raízes.Nesta análise, seria útil precisar, entre outras coisas, as reais necessidades da diocese em relação à praxe catequética.
Vaticano II, Decreto sobre as relações da Igreja com as Religiões não cristãs Nostra Aetate (28 de outubro de 1965) PB: João Paulo II, Constituição apostólica Pastor Bonus (28 de junho de 1988 AAS 80 (1988.
A pedagogia catequética torna-se eficaz, à medida que a comunidade cristã se torna referência concreta e exemplar para o caminho de fé dos indivíduos.
(375) Trata-se de uma tomada de consciência da realidade, considerada em relação à catequese e às suas necessidades.RM 37 ab, par.Uma vez que a pessoa da criança e do jovem é a mesma que recebe estas diversas ações educativas, é importante que as diferentes influências tenham a mesma inspiração de fundo.A Igreja, ao contemplar a riqueza de conteúdo da fé exposta nos instrumentos que os próprios Bispos propõem ao Povo de Deus, e que, como uma «sinfonia» (413) exprimem aquilo que ela crê, celebra, vive e proclama: «Esta é a nossa fé, esta.1 Cor 13,11; Ef 4,13.De maneira mais concreta: É necessário ter uma clara consciência, no «exame da ação pastoral», do estado da catequese: como é situada, de fato, no processo evangelizador; o equilíbrio e a articulação entre os distintos setores catequéticos (crianças, adolescentes, jovens, adultos.Todavia, é necessário examinar, com particular atenção, alguns problemas, buscando encontrar uma solução para os mesmos: O primeiro diz respeito ao próprio conceito de catequese como escola da fé, como aprendizado e tirocínio de toda a vida cristã, que ainda não penetrou plenamente na consciência.


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